top of page

Os primeiros habitantes, doações de sesmarias e a fundação da cidade

December 30, 2015

Padre João do Monte Medeiros rumou para Ponte Nova com esse intuito em 1763. Anos antes, seus irmãos Miguel Antônio do Monte Medeiros e Sebastião do Monte Medeiros da Costa Camargo migraram para esta região, cujos nomes estão atrelados às construções das Fazendas Vauassú, Vargem Alegre e Córrego das Almas. Em 1770, foi erigida a Capela São Sebastião e Almas, onde hoje se encontra a Matriz de São Sebastião.

 

Matriz de São Sebastião completou 90 anos

May 07, 2016

A nova construção da Matriz de São Sebastião começou a ser erguida em estilo neogótico no ano de 1919, por iniciativa do Padre José Maria Parreira Lara, então pároco. A antiga edificação, construída em 1860 ainda com traços coloniais, havia sido parcialmente danificada por um incêndio em 1915, sendo por isso necessária a construção de um novo templo.

Teatro: uma tradição em Ponte Nova

January 03, 2016

O teatro em Ponte Nova teve início ainda no século XIX com pequenas apresentações realizadas em reuniões familiares e de amigos. Por volta do ano de 1885, as representações teatrais teriam se aprimorado e ganhando incentivo com a instalação do “Grande Theatro”, anteriormente localizado em sobrado na Rua do Rosário.

Hotel Glória

December 30, 2015

O Hotel Glória foi inaugurado em fevereiro de 1925 por Sebastião Drummond e Antônio Pinto de Oliveira com o intuito de suprir a necessidade de hospedagem dos viajantes que passavam pela Estrada de Ferro Leopoldina Railway (instalada em 1886). O hotel, um dos mais luxuosos do estado, recebeu como hóspedes importantes personalidades do cenário político e econômico de Minas Gerais, tais como Juscelino Kubitsheck. 

Usina Anna Florência

December 30, 2015

No ano de 1883, a empresa Thompson Black e Cia, da cidade de Campos, ficou responsável pela montagem da “Usina Anna Florência”. Entre os técnicos responsáveis em montar as peças, havia Adalberto e Inocêncio Alves Costas.O maquinário da usina foi trazido da Inglaterra em navios, e depois transportados em comboios de carros de boi até o seu destino final. Durante a viagem, uma das peças desprendeu-se de um dos carros de boi, no alto da Serra de São Geraldo, rolando serra abaixo. Foram semanas de trabalho para retirar a peça do fundo da grota.​

Anna Florência, a mulher por trás dos Vieira Martins

December 30, 2015

Anna Florência Martins da Silva, filha do Capitão Francisco Martins da Silva e Maria Joaquina de Souza, foi uma mulher importante para história de Ponte Nova e Região. Casou-se com o Major José Viera de Souza Rabelo, e desse relacionamento teve quatro filhos: José Vieira Martins, Francisco Vieira Martins, Ângelo Vieira Martins e Francisca Florência Vieira Martins.

A trajetória de Fifina

December 30, 2015

Josefina, ou Fifina, como era conhecida, foi uma antiga escrava remanescente ainda dos tempos de Anna Florência.

Talvez nunca tenha conhecido sua família, pois jamais comentava sobre ela. Dizia apenas que seu trabalho era no tear, tecendo o algodão para as camisas e batas usadas pelos escravos.

Bairro Palmeiras

December 30, 2015

Mário Marinho de Carvalho Bhering, engenheiro responsável pelo planejamento do novo bairro, projetou amplas avenidas e ruas, em terreno plano, que se afastavam dos desenhos tortuosos e íngremes das ruas do Centro. Segundo o Jornal “O Município”, a primeira referência da localidade como bairro foi no ano de 1897, em legislação que nomeava algumas vias do “Bairro das Palmeiras”.

Praça de Palmeiras

December 30, 2015

A Praça de Palmeiras foi inaugurada em 24 de junho 1950, durante a visita do governador de Minas Gerais, Milton Campos. Foi reformada entre os anos 2007 e 2008, durante os governos dos prefeitos Luís Eustáquio Linhares e João de Carvalho.

Atualmente, o local é palco de inúmeras manifestações culturais. Espetáculos de teatro e dança, feiras de artesanato e atrações musicais fazem da Praça seu cenário principal. Além disso, famílias levam seus filhos para brincar, ao mesmo tempo em que amigos se encontram para colocar a conversa em dia. Assim, a Praça de Palmeiras tornou-se um dos principais pontos de encontro e lazer dos ponte-novenses.

Escola Municipal Doutor José Mariano

December 30, 2015

Em 3 de maio de 1930, após algumas interrupções nas obras, foi inaugurado o Grupo Escolar Doutor José Mariano. A primeira diretora da instituição foi Antônia Fernandes Torres. Inicialmente, a escola funcionava em dois turno e possuía 504 alunos, distribuídos em doze turmas.

Na década de 1960, o Grupo Escolar Doutor José Mariano era um dos maiores da região, contando com 683 estudantes matriculados.

Escola Nossa Senhora Auxiliadora

December 30, 2015

A Escola Nossa Senhora Auxiliadora surgiu em um momento em que a República (proclamada em 1889) buscava reafirmar a laicidade do Estado, ou seja, procurava separar as instituições sociopolíticas da Igreja Católica. Assim, segundo Gioavanna Maria Abrantes Carvas e Denilson Santos de Azevedo, diante do ensino laico (não religioso), a Igreja precisava reagir para não perder seu espaço cultural, social e econômico. Nesse sentido, começou a atuar na formação de professores.

Colégio Salesiano Dom Helvécio

December 30, 2015

Em 1931, a escritura da instituição foi adquirida pelo então Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, salesiano.

Com aquisição de novo terreno no Morro do Pau d’Alho, em Palmeiras, iniciou-se a construção do prédio que abrigaria a escola. Anteriormente chamado de Ginásio Arquidiocesano, a denominação da instituição foi alterada para Ginásio Dom Helvécio em 21 de março de 1931 devido a abaixo-assinado promovido por pais, alunos e professores.  

Please reload

bottom of page