top of page

Quem somos

O “Cultura Coletiva”, um projeto da Livraria e Sebo Felício e Belmiro, representa nossa ideia de democratização cultural. Acreditamos que o termo “cultura” é muito amplo e envolve inúmeras atividades em todos os setores da sociedade.  Nesse sentido, todas as pessoas podem ser “sujeitos” culturais, contribuindo para a ampliação da diversidade artística.

A Livraria e Sebo Felício & Belmiro surgiu em 2012, na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais, com o desejo de democratizar a cultura. Vendendo livros a preços populares (pelo Facebook ou em feiras realizadas periodicamente) temos conseguido alcançar esse objetivo. Em 2014, desenvolvemos o projeto "Poema nos Ônibus", no qual foram fixados temporariamente cartazes com poemas em quarenta linhas da São Jorge Auto Ônibus e teve três edições: abarcou diversos artistas nacionais e internacionais na primeira etapa; abrangeu poetas ponte-novenses integrantes da Academia de Letras de Ponte Nova na segunda edição; e divulgou os trabalhos dos alunos do Colégio Equipe de Ponte Nova, em parceria com a professora Suzane Lima.

Em 2015, lançamos a 1ª edição do "Compartilhando Cultura". O projeto consistiu na elaboração, impressão e distribuição gratuita (nas vias públicas de Ponte Nova) de livretos contendo poemas de vinte escritores ponte-novenses e de cidades da região, com o intuito de divulgar o trabalho desses artistas e de aproximar as pessoas da literatura.

Nesse mesmo ano, iniciamos o Projeto "Novos Olhares", que buscou incentivar fotógrafos (profissionais e amadores) a registrarem aspectos de nossas paisagens urbanas e rurais, bem como da cultura ponte-novense. As fotografias circularam em 40 linhas de ônibus da São Jorge Auto Bus e foram exibidas em exposições temporárias que aconteceram na Praça de Palmeiras. Esse projeto teve início em outubro, quando Ponte Nova completou 149 anos de emancipação.

bottom of page