O comediante João Victor Ribeiro foi entrevistado pelo "Cultura Coletiva" e falou sobre o
Nesta semana, o “Cultura Coletiva” conversou com o novo talento do stand up em Ponte Nova: João Victor Ribeiro. Na entrevista, o comediante falou um pouco de sua carreira, do novo projeto do qual faz parte- o “Stand up Club New Bridge” (que tem estreia marcada para os dias 8 e 9 de agosto) e de seus planos para o futuro.
Cultura Coletiva: O que é stand up?
João Victor: Stand up, traduzindo à grosso modo, significa “de pé”. Ou seja: show de stand up comedy, traduzindo, fica “show de comédia em pé”. É um termo usado para uma comédia sem caracterização, sem personagem, sem cenário, onde vai se falando fatos do cotidiano, mesmo, coisas que acontecem com todo mundo [...] só que de uma forma engraçada. Muitas pessoas, muitas vezes, me perguntam o seguinte: mas isso tudo acontece com você mesmo? Tudo parte de um princípio de coisas que acontecem com você, porque não vale a gente não levar a nossa verdade. A gente tem que trazer a nossa verdade, só que aí a gente aumenta um pouco, pra criar a graça. Eu gosto muito de falar que stand up é mais ou menos o seguinte: quem conta um conto, aumenta um ponto.
Cultura Coletiva: Fale um pouco sobre seu novo projeto, o “Stand Up Club New Bridge”. Como surgiu a idéia? Em que consiste o projeto?
João Victor Ribeiro: Então... consiste no seguinte... eu sou um grande admirador do stand up, desse tipo de humor, que eu chamo até de humor um pouco mais inteligente [...] e aqui na nossa cidade temos uma escassez disso, não temos nenhuma pessoa que faz stand up [...] e acabou que há um ano atrás eu cheguei a estar realizando um [show de stand up] em parceria com um amigo meu, que é o João Pedro Ribeiro. Desde então eu estive querendo fazer outros e surgiu a oportunidade para estar fazendo em julho [...], estive realizando um stand up solo, organizei e realizei com meu texto “Relatos do cotidiano”, foi bem interessante, mas eu pensei: [...] eu não vou ter como tá atingindo todo mundo e nem vou tá fazendo com tamanha freqüência se só eu tiver fazendo isso, porque é muito difícil tá elaborando um texto de uma hora [de duração], todo mês, e tá realizando eventos, sozinho, todo mês. Eu pensei [...] temos tantos talentos aqui na nossa cidade, têm tantas pessoas que eu conheço que gostariam [de fazer stand up], e daí surgiu a ideia de fundar esse grupo, que é o “Stand Up Club New Bridge”, traduzido pro português, Clube de Stand Up de Ponte Nova, que é uma nova idéia [...]. E aí eu convidei algumas pessoas, elas toparam, quatro destes [...] que estão comigo nesta primeira apresentação, que vai nossa grande estreia, dia 8 e 9 de agosto, é o Rodrigo Lima- que já participou de alguns teatros aqui na cidade-, o Luciano Júnior- que tá ingressando agora nesse meio, mas creio eu que ele tem um futuro bem promissor [...]- a Thaís Dutra- que, assim, ela é muito engraçada, só de falar assim o pessoal já começa a rir [...] e Krysthyan [...].
Acho que vai ser bem interessante porque vai ser bem diversificado. Vai ter eu mesmo apresentando, vou ser o mestre de cerimônias [...], fora que vai ter a apresentação do Rodrigo, que é um tipo de humor; Juninho, com um humor diferente; vai ter humor feminino; e vai ter um mágico com humor. Ou seja: tem uma pitadinha de cada coisa aí, fazendo uma mistura bem interessante, pra poder agradar todo mundo, todo tipo de público.
Cultura Coletiva: Qual é o futuro do projeto?
João Victor: Pretendo estar realizando uma sessão por mês, uma apresentação por mês, por que aí tem uma maior praticidade, pode fazer uma rotatividade de pessoas, tendo em vista que temos algumas, e tem algumas outras pessoas que se interessam pelo projeto [...], mas aí a gente vai precisar de apoios fixos, também [...]. Pretendo, também, levar [o projeto] para outras cidades, se possível [...] e se tiver uma oportunidade que não for lucrativa pra gente, mas que for interessante [...], se for uma coisa beneficente, pode estar entrando em contato, porque eu acho que é válido também.
João Victor também critica a postura de algumas empresas da cidade que não valorizam os talentos da cidade. Apesar de ter conseguido um número expressivo de apoiadores, o comediante afirma que muitos empresários preferem auxiliar grupos artísticos vindos de fora, em prejuízo dos talentos ponte-novenses.
Convidamos todos para a estreia do “Stand Up Club New Bridge”, que acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto, às 19h:30min, no auditório do SESI (Bairro Triângulo).
Parabenizamos ao grupo de humoristas pela iniciativa inovadora! Desejamos, também, sucesso à caminhada do projeto!
Para saber mais sobre o humorista João Victor Ribeiro, clique aqui.
Para saber mais sobre o “Stand Up Club New Bridge”, clique aqui.