5ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural em Ponte Nova teve encerramento no último dia 18
No último dia 18, encerrou-se a 5ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural em Ponte Nova. Na ocasião, aconteceu o II Seminário de História, Memória & Patrimônio, na Rede CVT Uaitec/UAB, que contou com diversos debates acerca dos patrimônios materiais e imateriais da cidade. O Seminário teve a participação do Doutor em Historia Social Luis Gustavo Santos Cota, com o tema “Escolher entre lembrar e esquecer: Memórias e Histórias de Ponte Nova”; a participação do arquiteto Luciano Caetano, abordando a temática “Os estilos arquitetônicos e seus representantes em Ponte Nova”; a jornalista Bárbara Albuquerque dissertando sobre “Hotel Glória: história e patrimônio; o diretor do Parque Natural Municipal Tancredo Neves explanando sobre este; o historiador e chefe do Arquivo Público Municipal de Ponte Nova José Geraldo Begname abordando o tema “Arquivos Públicos Municipais: dilemas e desafios”; e, por fim, a historiadora e chefe da Seção de Cultura e Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponte Nova, Tânia Mara Sasse, refletindo sobre o “Registro da Goiabada de Ponte Nova e Região como patrimônio imaterial”.
A 5ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural em Ponte Nova teve início no dia 2 de setembro, no Espaço José Silva na Câmara Municipal de Ponte Nova, e contou com exibição de vídeos desenvolvidos pelo projeto “Memória em Foco”, dirigidos e editados por Marcello Nicolato e produzidos por Kátia Fonseca, e que têm como objetivo registrar “personagens e histórias da vida cultural e cotidiana do município de Ponte Nova através do audiovisual”. Nesse sentido, os filmes abordaram as vidas da escritora Wilma Quintiliano, do escultor Antônio Inácio e da artesã Alzira Ferreira Martins. Segundo Marcelo, os vídeos têm o intuito de contar a história da cidade, ao mesmo tempo em que relatam a trajetória de seus personagens, fortalecendo a identidade sociocultural ponte-novense.
No dia 16 de setembro, também no Espaço José Silva, o artista Antônio Inácio participou da III Roda dos Saberes com os Mestres da Cultura Popular, refletindo sobre sua trajetória e os desafios enfrentados pelos escultores em Ponte Nova e região.
Para visualizar os vídeos do projeto "Memória em Foco", acesse: