top of page

Empresas amigas

da Cultura 

Quem somos
Procurar por Tags
Nenhum tag.

5ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural em Ponte Nova teve encerramento no último dia 18


No último dia 18, encerrou-se a 5ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural em Ponte Nova. Na ocasião, aconteceu o II Seminário de História, Memória & Patrimônio, na Rede CVT Uaitec/UAB, que contou com diversos debates acerca dos patrimônios materiais e imateriais da cidade. O Seminário teve a participação do Doutor em Historia Social Luis Gustavo Santos Cota, com o tema “Escolher entre lembrar e esquecer: Memórias e Histórias de Ponte Nova”; a participação do arquiteto Luciano Caetano, abordando a temática “Os estilos arquitetônicos e seus representantes em Ponte Nova”; a jornalista Bárbara Albuquerque dissertando sobre “Hotel Glória: história e patrimônio; o diretor do Parque Natural Municipal Tancredo Neves explanando sobre este; o historiador e chefe do Arquivo Público Municipal de Ponte Nova José Geraldo Begname abordando o tema “Arquivos Públicos Municipais: dilemas e desafios”; e, por fim, a historiadora e chefe da Seção de Cultura e Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponte Nova, Tânia Mara Sasse, refletindo sobre o “Registro da Goiabada de Ponte Nova e Região como patrimônio imaterial”.

A 5ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural em Ponte Nova teve início no dia 2 de setembro, no Espaço José Silva na Câmara Municipal de Ponte Nova, e contou com exibição de vídeos desenvolvidos pelo projeto “Memória em Foco”, dirigidos e editados por Marcello Nicolato e produzidos por Kátia Fonseca, e que têm como objetivo registrar “personagens e histórias da vida cultural e cotidiana do município de Ponte Nova através do audiovisual”. Nesse sentido, os filmes abordaram as vidas da escritora Wilma Quintiliano, do escultor Antônio Inácio e da artesã Alzira Ferreira Martins. Segundo Marcelo, os vídeos têm o intuito de contar a história da cidade, ao mesmo tempo em que relatam a trajetória de seus personagens, fortalecendo a identidade sociocultural ponte-novense.

No dia 16 de setembro, também no Espaço José Silva, o artista Antônio Inácio participou da III Roda dos Saberes com os Mestres da Cultura Popular, refletindo sobre sua trajetória e os desafios enfrentados pelos escultores em Ponte Nova e região.


Para visualizar os vídeos do projeto "Memória em Foco", acesse:


bottom of page