Especial Ponte Nova 149 anos: a Escola Municipal Doutor José Mariano
Acervo de João Mattos
Com o crescente desenvolvimento socioeconômico de Ponte Nova e do Bairro Palmeiras, a cidade se firmava enquanto polo econômico e educacional. Diante do grande número de alunos, na década de 1920, os ponte-novenses começaram a reivindicar a criação de um novo grupo escolar na região.
Com a diminuição do terreno onde se encontrava a Praça de Palmeiras, o Agente do Executivo Coronel Cantídio Drumond doou uma parcela das terras adjacentes à praça ao Estado para a construção da escola, que teve início em 1929.
Em 3 de maio de 1930, após algumas interrupções nas obras, foi inaugurado o Grupo Escolar Doutor José Mariano. A primeira diretora da instituição foi Antônia Fernandes Torres. Inicialmente, a escola funcionava em dois turno e possuía 504 alunos, distribuídos em doze turmas.
Na década de 1960, o Grupo Escolar Doutor José Mariano era um dos maiores da região, contando com 683 estudantes matriculados.
Escola Municipal Doutor José Mariano. 2015
Bibliografia
___________. Revista O Município. Edição comemorativa. 100 anos de Palmeiras. 1995.
___________. Revista o Município, nº 338. Cenas Fotográficas da nossa história- novembro de 2005.
___________. História da Escola E.M. Dr. José Mariano. Disponível em: http://escoladrjosemariano.blogspot.com.br/2015/04/historico-da-escola-m-dr-jose-mariano.html.