top of page

Empresas amigas

da Cultura 

Quem somos
Procurar por Tags

Especial Ponte Nova 149 anos: Usina Anna Florência


Usina Anna Florência

Acervo: Itamar Mayrink


No ano de 1883, a empresa Thompson Black e Cia, da cidade de Campos, ficou responsável pela montagem da “Usina Anna Florência”. Entre os técnicos responsáveis em montar as peças, havia Adalberto e Inocêncio Alves Costas.O maquinário da usina foi trazido da Inglaterra em navios, e depois transportados em comboios de carros de boi até o seu destino final. Durante a viagem, uma das peças desprendeu-se de um dos carros de boi, no alto da Serra de São Geraldo, rolando serra abaixo. Foram semanas de trabalho para retirar a peça do fundo da grota.​

Usina Anna Florência

Acervo: João Mattos


A construção aconteceu entre os anos de 1883 e 1885. Em sua inauguração centenas de pessoas foram assistir o processo de fabricação do “açúcar branco”. Esse momento foi retratado por Maria Sylvia Salles Coelho, no livro Guardei na Memória:


“Admirado, a multidão viu a açúcar branco claro como algodão! Pois esse povo só conhecia o açúcar de “fôrma” escuro dos antigos engenhos”


A “Usina Anna Florência” foi fundada por José Vieira Martins, Francisco Vieira Martins, Ângelo Vieira Martins, Manoel Vieira de Souza e Luiz Augusto de Souza e Silva. O nome da usina foi uma homenagem para a mãe de três dos fundadores.

A Usina Anna Florência foi à primeira de Minas Gerais a produzir o açúcar branco, como conhecemos hoje. Antes a região só produzia o açúcar escuro dos antigos engenhos das fazendas.

Por conta do progresso trazido com a Usina, houve a construção de uma pequena linha de ferro que atendia a usina no transporte de cana e de pessoas. Para manutenção dos equipamentos foi fundada a Fundição Progresso. Anos mais tarde, vieram as demais Usinas de produção do açúcar.

Com mais de cem anos, passando por inúmeras crises econômicas, e também por mudança na sua diretoria, a primeira usina de Minas Gerais fechou as portas nos anos 90.


Usina Anna Florência

Peça sendo retirada logo após o fechamento da Usina "Anna Florência". Acervo de Anisio Filho

Usina Anna Florência

Usina Anna Florência. 2015

Bibliografia

COELHO, Maria Sylvia Salles. Guardei na memória. Rio de Janeiro, 1984.

bottom of page