top of page

Empresas amigas

da Cultura 

Quem somos
Procurar por Tags

Hotel Glória, um do maiores bens patrimoniais de Ponte Nova, será revitalizado e transformado em Cen


Hotel Glória

No dia 16 de novembro, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) confirmou que atuará no processo de restauração do antigo Hotel Glória, localizado no Centro de Ponte Nova. Com a revitalização, o edifício será sede de um grande centro cultural que beneficiará a população ponte-novense e de outras cidades da região. Isso só foi possível graças aos esforços das autoridades municipais, de comerciantes da cidade e da população.

O Hotel Glória foi inaugurado em fevereiro de 1925 por Sebastião Drummond e Antônio Pinto de Oliveira com o intuito de suprir a necessidade de hospedagem dos viajantes que passavam pela Estrada de Ferro Leopoldina Railway (instalada em 1886). O hotel, um dos mais luxuosos do estado, recebeu como hóspedes importantes personalidades do cenário político e econômico de Minas Gerais, tais como Juscelino Kubitsheck. Segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA):


Edificação importantíssima no cenário da cidade é o Hotel Glória, imponente construção ao longo da via férrea, tendo a sua fachada principal elegantemente modulada, tratada de maneira contida por elementos decorativos estilizados. Apresenta fusão do geometrismo que viria a predominar num futuro próximo com elementos que evocam as linhas fluidas do vocabulário do art-noveau, como nos para-ventos, nos azulejos ou em algumas pinturas de seus dois salões decorados, em muito bom estado.


Hotel Glória

Hotel Glória. Acervo do IEPHA. Data desconhecida.

Em 1930, o Glória foi confiscado pelo Banco do Brasil devido à falência da empresa Drummond & Pinto, que gerenciava o hotel. Em 1932, foi comprado por Domingos Harmendani, que arrendou as instalações para outros administradores.

A partir da década de 1980, o Hotel Glória começou a perder seu prestígio devido à desarticulação da malha ferroviária. Em 1992, fechou suas portas.

Em 17 de agosto de 1992, o edifício foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo Decreto Municipal nº 2.136/92. Entretanto, o hotel encontra-se em estado de abandono, possuindo graves problemas estruturais devido a ação do tempo e a ausência de reformas.

Nesse sentido, a restauração financiada pela CODEMIG é de suma importância para a preservação de uma importante parcela da história da cidade. Além disso, transformado em centro cultural, o Hotel Glória será um importante elemento para o cenário cultural de Ponte Nova e região.


Hotel Glória


Referências:


IEPHA. Bens inventariados. Hotel Glória. Disponível em: <http://www.portaldopatrimoniocultural.com.br/site/bensinventariados/detalhe_eau.php?id=1586>.


LOPES, Bárbara Albuquerque Gomes. Livro reportagem “Retrato e Glória”. 2014. Disponível em:< http://www.com.ufv.br/pdfs/tccs/2014/Barbara%20Lopes.pdf>.


PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTE NOVA. Hotel Glória será restaurado e transformado em espaço cultural da cidade. Disponível em: <http://pontenova.mg.gov.br/blog/2015/11/21/hotel-gloria-sera-restaurado-e-transformado-em-espaco-cultural-da-cidade/>.



bottom of page