top of page

Empresas amigas

da Cultura 

Quem somos
Procurar por Tags
Nenhum tag.

Semana da Consciência Negra teve encerramento no dia 29


No dia 29 de novembro, aconteceu o encerramento da Semana da Consciência Negra. Na ocasião, na parte da manhã, houve cortejo partindo da Praça do Bairro Vila Alvarenga e OLUBAJE- ritual de OMOLU Ilê Asê Ijy Iabá Omin no mesmo bairro. À noite, aconteceu a Mostra Cênica de Capoeira “Uma História de Luta” na Sétima Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, localizada no Centro Histórico, que contou com a organização do Grupo Senzala de Capoeira, participação dos Grupos Nagô e Artes das Gerais, e que consistiu na representação da história da capoeira e de danças afro, como o Maculelê.

A Semana da Consciência Negra teve início no dia 20 de novembro, com a missa em Ação de Graças realizada na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Fátima, presidida pelo Padre Nilson Guimarães, com auxílio de Michel Gomes. No dia 24, houve exibição, no auditório da OAB, do documentário “A negação do Brasil- o negro nas telenovelas brasileiras”, dirigido por Joel Zito Araújo, doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo.

No dia 25, aconteceu o 2º Seminário de Promoção da Igualdade Racial na Rede CVT/UAITEC UAB, que segundo a Prefeitura Municipal de Ponte Nova, foi “espaço para debate sobre a presença do negro na sociedade brasileira e uma oportunidade de avaliar a representatividade das entidades organizadas, além de ser mais um momento de reflexão sobre os avanços nas políticas de combate ao preconceito.”

No dia 27, houve edição do “Chá, Café e Poesia” na Escola Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Fátima, que contou com declamações, debates acerca do preconceito racial existente em nosso país, apresentações de dança e apresentação teatral do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Além disso, a Semana da Consciência Negra contou com diversas exposições: "Machado de Assis- Outros leram da vida um capítulo. Tu leste o livro inteiro” na Biblioteca Pública Municipal Miguel Valentim Lanna; “Negra Arte”, com artesanato produzido por alunos do CRAS; e a exposição de fotografias “A Beleza que Resiste”, localizada na OAB.


A Semana da Consciência Negra foi realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Ponte Nova.


Para visualizar as fotos dos eventos, clique aqui.

bottom of page