Festa de São Sebastião, padroeiro de Ponte Nova, teve encerramento no último dia 20
No dia 20 de janeiro foi comemorado o dia de São Sebastião, padroeiro de Ponte Nova, com encerramento das festividades em homenagem ao santo. Na parte da manhã, ocorreu pela primeira vez na Matriz a Celebração Eucarística de grupos, movimentos e entidades que promovem a igualdade racial e a cultura afro-brasileira. Após a celebração, houve a tradicional benção e o leilão de animais. Ao meio-dia, ocorreu a acolhida da cavalgada em homenagem a São Sebastião e benção dos cavaleiros. Às 18 horas, centenas de fiéis percorreram as ruas do Centro, acompanhando a procissão. Logo em seguida, houve missa na Matriz de São Sebastião.
A Festa de São Sebastião começou no dia 10 de janeiro, com uma carreata que partiu da Praça Getúlio Vargas, no Centro. Durante todos os dias, houve celebrações eucarísticas e foram distribuídas, gratuitamente, comidas tradicionais na festa.
A história de São Sebastião
Segundo a Igreja Católica, o então soldado romano, Sebastião, desobedecendo ordens do imperador, propagava os ensinamentos de Jesus Cristo a qualquer um que estivesse disposto a ouvi-lo. Por essa razão, foi condenado à morte pelo Imperador Diocleciano. Colocaram-no em um campo aberto, e os dispararam flechas contra ele. Dado como morto, abandonaram-no preso a uma árvore.
Sebastião foi encontrado por uma mulher que cuidou do seus ferimentos e, por milagre, sobreviveu às flechadas. Recuperado, o valente Sebastião se apresentou ao Imperador, censurando-o por sua crueldade. O Imperador, estarrecido ao vê-lo, ordenou aos guardas que Sebastião fosse preso e açoitado até a morte.
Altar da Matriz de São Sebastião. 2016.
Comments