153 anos da instalação da Câmara Municipal de Ponte Nova
Ontem, dia 26, aconteceu, no hall da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, solenidade em comemoração aos 153 anos do Livro de Ato de Posse da Primeira Vereança da cidade e da instalação da Câmara Municipal. O documento, de 1863, é um marco da autonomia administrativa do município.
Participaram do evento autoridades políticas da cidade, integrantes da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON); representantes da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil; o historiador responsável pelo Arquivo Público Municipal, José Geraldo Begname; o historiador Luiz Gustavo Cota; além do público em geral. Houve também apresentação dos músicos José Doné e Felipe Frutuoso.
Na ocasião, José Geraldo apresentou aos presentes o blog do Arquivo Público Municipal, explicando a importância desse setor para a história da cidade. Em seguida, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Emerson de Paula, fez apresentação do projeto “Memória em Foco”, com vídeo sobre o artista plástico Antônio Inácio (Boneca) produzido pelo documentarista Marcello Nicolato, financiado pelo Sistema de Financiamento à Cultura, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponte Nova. Por fim, aconteceu sanção da lei 4.037/2016, autorizando à Prefeitura ceder imóvel do Hotel Glória à CODEMIG, empresa que atuará na restauração do edifício.
O evento faz parte das comemorações dos 150 anos de Ponte Nova, a serem completados em outubro de 2016.