Matriz de São Sebastião completou 90 anos
Matriz de São Sebastião, possivelmente na década de 1940. Acervo de João Mattos
No último dia 26, o imponente prédio da Matriz de São Sebastião, localizada no Centro Histórico, completou 90 anos de existência. Marcando a paisagem de Ponte Nova, o edifício é um dos patrimônios mais importantes da cidade, pois é um dos principais elementos que ajudam a constituir as identidades cultural e religiosa dos ponte-novenses.
Matriz de São Sebastião. 2015.
A nova construção da Matriz de São Sebastião começou a ser erguida em estilo neogótico no ano de 1919, por iniciativa do Padre José Maria Parreira Lara, então pároco. A antiga edificação, construída em 1860 ainda com traços coloniais, havia sido parcialmente danificada por um incêndio em 1915, sendo por isso necessária a construção de um novo templo.
A Matriz de São Sebastião em construção. Década de 1920. Acervo da Paróquia de São Sebastião. Disponível em: <http://paroquiasaosebastiaopn.blogspot.com.br/p/nossa-historia.html>.
Antiga Matriz de São Sebastião. Data da fotografia desconhecida. Acervo de João Mattos
A consagração da nova Matriz ocorreu na manhã do 26 de abril de 1926, realizada pelo então arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira. Segundo o ritual descrito pela Paróquia de São Sebastião,
às nove horas da manhã, do dia 26 de abril de 1926, o arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira de mitra e báculo saiu da casa paroquial. Depois de iniciado, Dom Helvécio, debaixo do pálio conduzido pelas autoridades da comarca e ladeado por oito sacerdotes também paramentados se conduziram para a porta principal que no momento se encontrava fechada. Depois de orações e palmas de todos os fiéis, foi feita a aspersão das paredes externas ao redor da matriz, sendo após aberta a porta principal passando por ela sua excelência Dom Helvécio Gomes fazendo a benção e sagração do interior. E em seguida aconteceu à sagração do altar – mor, que vindos eles de novo em procissão da casa junto com Dom Helvécio levando ali as santas relíquias que foram depositadas no altar-mor desta igreja, terminando a sagração às doze horas. Em seguida foi celebrada a primeira missa solene por sua excelência Dom José Maria Parreira Lara assistido por todos. Terminada a missa, o Padre José Fernandes subiu ao púlpito pregando sermão referente ao ato realizado, e terminado o sermão foi organizada uma procissão com o cerimonial – da matriz para a casa paroquial.
Lembrança da inauguração da Matriz de São Sebastião. 1926. Acervo de João Mattos
A primeira capela sob invocação de São Sebastião havia sido construída em 1770, no mesmo local, por Padre João do Monte Medeiros, um dos fundadores de Ponte Nova. É considerada, por isso, um dos principais marcos do nascimento da cidade.
Antiga Capela de São Sebastião, erguida em 1770
Altar da Matriz de São Sebastião. 2015.