top of page

Empresas amigas

da Cultura 

Quem somos
Procurar por Tags

1 ano do “Cultura Coletiva”: uma breve reflexão sobre o cenário cultural de Ponte Nova


Em 16 de maio de 2015, o blog “Cultura Coletiva” surgiu com o objetivo de noticiar o que acontece na cultura da cidade, além de dar espaço aos nossos artistas, divulgando seus trabalhos. Assim, com mais de 100 reportagens e mais de 5.300 visualizações, completamos um ano trabalhando arduamente para cumprir nosso papel.

Neste período, percebemos que o cenário cultural ponte-novense evoluiu de maneira notável. A cidade recebeu inúmeros eventos de dança, artes plásticas, artesanato, teatro, música e literatura, o que contribuiu muito para o fortalecimento de nossa identidade na cultura.

O crescimento do cenário cultural ponte-novense deve-se muito às organizações independentes da cidade. Destacamos, deste modo, os trabalhos desenvolvidos pela Percepção Musical; pelo Grupo de Teatro Viver com Arte; Cia Teatro de Bolso; Musique; Corporação Musical Santíssima Trindade; Corporação Musical União 7 de Setembro; Stand-up Club New Bridge; Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova; Elas por Elas- projeto literário; Herdeiros do Banzo; Afro Ganga Zumba; Felício & Belmiro; Coral Vozes do Piranga; Associação dos Artesãos de Ponte Nova (ASAPON) Antônio Inácio; entre outros.


Além disso, o patrimônio histórico e cultural da cidade também alcançou vitórias. O Hotel Glória, um dos principais símbolos de Ponte Nova, foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Ponte Nova e será restaurado pela CODEMIG. O Poder Executivo Municipal e o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural do município assinaram, em dezembro, Termo de Ajustamento de Conduta que possibilitará o tombamento do Centro Histórico. Houve também revitalização dos espaços urbanos do Centro através do grafite.


Ainda sobre patrimônio, é importante relembrar a exposição fotográfica “Memória de Ponte Nova”, organizada por João Mattos e Ademar Figueiredo. A mostra foi lançada no 9º Festival de Inverno de Ponte Nova, visando expor à população a nossa história através de fotografias, e já passou por diversos espaços, tais como o hall da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Lanna Shopping, Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova e Prefeitura Municipal de Ponte Nova.

Do mesmo modo, é muito importante destacar o trabalho da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponte Nova que, através de suas ações, busca incentivar atividades culturais diversas, bem como descentralizar suas intervenções e alcançar as diversas regiões da cidade. Citamos, assim, o 9º Festival de Inverno de Ponte Nova, a Semana da Consciência Negra, entre outros eventos. Relembramos também o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura, criado pela Lei Municipal nº. 3.832/2014, e que tem o objetivo de incentivar intervenções realizadas por agentes culturais ponte-novenses diversos.

No entanto, ainda existem desafios a serem enfrentados. Ponte Nova carece de espaços públicos destinados a apresentações culturais. Solucionar essa demanda ajudaria a estimular artistas a mostrarem seus trabalhos.

Existem também diversos patrimônios históricos na cidade que estão em péssimo estado de conservação. Citamos, assim, o exemplo da Usina Anna Florência, elemento importante da história da cidade que tem sofrido com a ação do tempo e com a especulação imobiliária. Deste modo, lembramos que valorizar nossa memória é imprescindível para a construção de nossa história.


É fundamental, também, que os ponte-novenses busquem conhecer nossos diversos artistas, prestigiando seus trabalhos. Somente assim, poderemos continuar construindo o cenário cultural da cidade.

Neste sentido, lembramos que todos somos responsáveis pela cidade que queremos ter, poder público e cidadãos. Ponte Nova necessita das ações de nossos agentes culturais. O “Cultura Coletiva”, deste modo, é um espaço que tem procurado divulgar os trabalhos dos artistas ponte-novenses, potencializando suas ações e ajudando a criar uma Ponte Nova melhor.

bottom of page